“O termo feedback é muito
usado, mas pouco traduzido. Ele significa alimentar o outro com informações do
passado que interferiram no desempenho”, conceitua Alfredo Castro,
diretor-sócio da MOT – Treinamento e
Desenvolvimento Gerencial. Para dar eficiência à ação, o consultor ressalta que
o real sentido do feedback é melhorar as ações futuras no trabalho.
A
ideia central do “feedforward” é aparelhar os profissionais para que
passem por situações futuras com mais preparo do que passaram por outras
situações anteriores. O gestor desse profissional pode, por exemplo, dar
orientações e dicas de como agir e se preparar para aquelas situações, sem
necessariamente aludir a erros passados.
Para
que o feedback seja eficiente, o profissional que o recebe também deve
saber aceitá-lo para que possa, de fato, desenvolver sua carreira de forma
adequada.
-
O feedback não deve ser encarado como um julgamento, mas como uma
ferramenta para acompanhar o desempenho e o desenvolvimento do profissional;
-
Deve se basear em fatos, não em atitudes das pessoas;
-
O feedback não avalia a habilidade de um profissional. Se um
profissional não tem uma determinada habilidade, ele deve desenvolvê-la, mas em
um outro âmbito, diferente daquele a que o feedback se destina;
-
Deve ser realizado para solucionar um problema, não para criticar um
profissional;
-
Deve ser voltado à descrição objetiva dos fatos, não à avaliação crítica da
situação;
-
Validar, em uma atitude afirmativa, é mais eficaz do que invalidar. Com isso os
profissionais sentem-se valorizados e aceitos;
-
Seja específico, e não genérico, quanto aos que precisa ser esclarecido. Vá
direto ao ponto;
-
Exerça a escuta ativa: faça com que seu interlocutor saiba que ele está sendo
compreendido e que sua fala está sendo respeitada.
*MOT: Treinamento e Desenvolvimento Gerencial – é uma empresa de soluções em treinamento, desenvolvimento e
gestão de pessoas. Desenvolve programas, palestras, projetos e processos de
mudança para levar seus clientes – empresas dos mais variados segmentos – a
conquistar competitividade e excelência de desempenho em seus mercados. Formada
por uma equipe de cerca de dez profissionais, a MOT é liderada pelos
diretores-sócios Alfredo Castro e Valéria José Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário