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sexta-feira, 3 de agosto de 2012

MEI: o novo empreendedor brasileiro


Mais de dois milhões e meio de pessoas se tornaram micro empreendedores individuais no país nos últimos dois anos, é o que mostra o Estudo divulgado pelo SEBRAE. Esses empreendedores são em sua maioria homens (54%). Mas as mulheres tem conquiatado cada vez mais espaço e já representam 46% do total. O perfil apontado pelo SEBRAE mostra que os MEI têm entre 25 e 39 anos, ensino médio ou técnico completo, a maior parte vive na região Sudeste, trabalham em casa e tem suas atividades como única fonte de renda e voltadas, em sua maioria, para os setores de serviço e o comércio. 
Para as mulheres que representam quase a metade do total dos micro empreendedores individuais e que tem duplas ou até triplas jornadas de trabalho,  a flexibilidade de horários é o principal motivo para empreender. O principal setor procurado por elas são os da alimentação (lanchonetes, confecção de pães e doces); bijuterias e confecções (moda). 
A categoria Micro Empreendedor Individual (MEI) foi criada em julho de 2009, fruto da Lei Geral de Micro e Pequena Empresa. São classificados nessa categoria aqueles empreendedores que faturam em média R$ 5mil/mês (R$60mil/ano) e que trabalham individualmente ou ainda, aquele que tem até um empregado que recebe até um salário mínimo.  
Nos últimos dois anos esses empreendedores buscaram a legalização de suas atividades, em busca dos direitos adquiridos, como o CNPJ e a nota fiscal, além do direito à carga reduzida de impostos (R$ 31 a R$37/mês), além dos direitos garantidos pela Previdência Social como a aposentadoria, a licença maternidade, o auxílio-doença, entre outras. Após a legalização da situação dos MEIs, 55% tiveram aumento em seus faturamentos, 54% ampliaram seus investimentos e 52% melhoraram seus controles financeiros. 
Mais de 90% dos micro empreendedores legalizados recomendam a formalização e 70% pretendem aumentar seu faturamento para mais de R$ 5mil/mês. Até o momento, 47 mil MEI já cresceram e se tornaram microempresas. 
Baseado nos resultados desse estudo, o Jornal Repórter Brasil, da TV Brasil, fez ontem uma matéria ressaltando o crescimento da cultura empreendedora no Brasil. Participaram da matéria a empreendedora Klaudia Aguiar, que montou a empresa Chocolate e Doces D’Klau e a empreendedora Ana Fontes, criadora da Rede Mulher Empreendedora, Escola Empreendedora e do espaço do MyJobSpace Coworking SP.  Confira o vídeo:



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